Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Curso Profissionalizante ou Bacharelado: Entenda a diferença!

Existem inúmeros cursos que atuam na formação e capacitação profissional. Porém, muitas pessoas se sentem perdidas na hora da fazer a escolha. Por não saber quais são as diferenças entre eles e qual será a melhor opção que atenda às suas expectativas e necessidades.

As possibilidades são variadas, entre cursos profissionalizantes, técnicos, especialização, graduação. Mas qual escolher no momento da capacitação? A escolha correta, tem influência direta na vida profissional, e pode acarretar em mudanças significativas de objetivos, dependendo da escolha.

cursos profissionalizantes;bacharelado

FMU: Conheça os cursos da FMU e estude com até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais:https://fmu.minhagraduacao.com.br/!

Quais aspectos devem ser considerados na escolha?

Existem diversos aspectos que precisam ser levados em consideração na hora da escolha. Um deles é a idade, pois isso tem uma grande diferença. Para os mais jovens, que possuem condição financeira, a melhor ideia é ingressar em um curso de graduação, sendo o bacharelado a opção mais interessante.

Para quem já está inserido no mercado de trabalho e necessita avançar nos estudos, o bacharelado também é a melhor opção. Pois a formação superior está sendo muito exigida nas empresas, e principalmente, está sendo considerada como diferencial para promoções e mudanças nos objetivos profissionais.

Um outro ponto que precisa ser avaliado é a condição socioeconômica, pois cursos profissionalizantes são interessantes para os jovens. Pois pode ser uma porta importante para o mercado de trabalho.

cursos profissionalizantes;bacharelado

Para os profissionais mais maduros, os cursos profissionalizantes podem ser interessantes, se for para mudar o foco da carreira, mudança de área ou de segmento. Sendo igualmente uma porta de trabalho para um novo mercado.

Entenda um pouco mais sobre o bacharelado

A formação de bacharelado é de nível superior, que confere aos graduados o grau de bacharel. Possui duração média de 4 anos, mas pode variar entre 3 a 6 anos. O bacharelado prepara os profissionais, de forma mais generalista, porém com conhecimentos sólidos sobre uma determinada profissão.

Por exemplo, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, o graduado terá uma base sobre toda a cadeia de sistema de informação, passando por programação, infraestrutura de redes, banco de dados e outros fundamentos. Isso também acontece com outros cursos.

O curso de bacharelado pode ser feito em faculdades privadas, e públicas, onde o ingresso é realizado através de um vestibular. Os formatos podem ser à distância (EAD) ou presencial (tradicional).

Conheça mais sobre cursos profissionalizantes

A principal característica dos cursos profissionalizantes são a especialização em uma determinada área. Eles dão ênfase em uma determinada área, e principalmente, focados no mercado de trabalho, garantindo que o profissional saia formado para exercer uma determinada atividade, em setores que estão com alta procura no mercado.

A duração normalmente é bem mais curta que uma graduação, e está direcionado para um ensino mais rápido, no entanto, mais específico. Pode ser realizado por profissionais que já estão atuando no mercado ou para profissionais que estão em busca da primeira oportunidade (como os jovens).

Para os profissionais mais experientes, pode ser uma oportunidade para preencher uma lacuna que está em aberto no seu currículo profissional, levando em consideração seus objetivos para o futuro.

As principais vantagens de fazer cursos profissionalizantes são a rapidez em sua execução, a empregabilidade, o custo mais baixo e a amplitude de oportunidade. Esse conjunto faz com que os cursos profissionalizantes sejam mais atraentes para quem está busca de recolocação ou oportunidade no mercado de trabalho.

O curso profissionalizante substitui o bacharelado?

Os propósitos de cada um dos cursos são distintos, portanto, é necessário avaliar quais são os objetivos, para que você consiga um norte para sua escolha.

O curso de bacharelado, como falamos anteriormente, tem uma duração longa e normalmente é indicado em duas situações, para jovens que possuem condições e tempo para cursar, ou para quem já está no mercado de trabalho e deseja evoluir sua carreira profissional.

Já os cursos profissionalizantes, a duração é rápida, e pode ser feito por jovens que desejam ingressar em sua primeira oportunidade profissional ou para profissionais mais experientes, que desejam ganhar expertise na execução de uma determinada atividade, em uma determinada área.

No entanto, uma formação não exclui a outra. Eles apenas oferecem direcionados distintos, para momentos de carreiras diferenciados. Onde o profissional precisa avaliar qual é o seu momento e avaliar as suas condições, principalmente suas condições de tempo, para execução.

Para que então ele entenda qual o melhor caminho deve seguir para alcançar seus objetivos profissionais. Se um dado momento, entender que o melhor caminho é o curso profissionalizante, ele pode fazer. E depois, em um momento mais adequado, iniciar o bacharelado, consolidando todo o conhecimento necessário.

E da mesma forma, pode acontecer o inverso, se em um determinado momento, o profissional estiver com mais tempo disponível e recursos, pode iniciar a graduação, e ao finalizar, entendendo como ainda necessário, por que não realizar o curso profissionalizante? Não existem impeditivos no caminho da educação, o principal recurso é a motivação.